• Eliana Saba

A importância do meio ambiente para nossa saúde!


O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.

Os organismos mudam em resposta às condições do seu ambiente, que é composto das interações entre plantas, animais, solo, água, temperatura, luz, etc.


Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes.


Dentre os inúmeros problemas ambientais gerados por essa forma de viver, destacam-se:

- alterações climáticas;

- alterações da superfície da Terra (solo);

- assoreamento dos rios e lagos;

- aumento da temperatura da Terra;

- desflorestamento/queimadas;

- destruição de habitats;

- efeito estufa;

- erosão da diversidade cultural;

- erosão ética;

- erosão do solo/desertificação;

- exclusãosocial;

- perda da biodiversidade;

- poluição( do ar, da água, do solo, sonora, visual, eletromagnética e outras);

- redução da camada de ozônio;

- X-desconhecidos, mas em curso.

Como ajudar a preservar o Meio Ambiente

Economize Eletricidade: A eletricidade é produzida por meio do uso de recursos naturais, portanto, quanto mais você usa, mais eles são gastos. Você pode ajudar com pequenos gestos para economizar energia, como: acendendo lâmpadas apenas a noite, diminuindo o tempo do banho, etc.


Poluição: A poluição é outro problema grave, ela pode acontecer nos rios, mares, solo, ar, etc. Para ajudar, comece reduzindo a frequência com que usa seu carro, descartando lixos tóxicos da maneira correta, não jogando lixo no chão, etc.


Economize Água: A água em um recurso natural fundamental para a vida de animais, plantas e, claro, seres humanos. Procure economizar água e reaproveitando-a sempre que for possível.

Se não podemos modificar o nosso comportamento, como esperar que os outros o façam?

7 visualizações