• Eliana Saba

A importância da água nas nossas vidas!


A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.


Segundo as estatísticas, 70% da superfície do planeta são constituídos de água. Dessa água toda, de longe o maior volume é de água salgada e somente 2,5% são de água doce e, desses míseros 2,5%, quase 98% estão “escondidos” na forma de água subterrânea.


Devemos evitar o desperdício e combater a poluição, pois:

– Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não possuem acesso a água potável; – 40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico; – Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes; – Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.


A distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e seu aproveitamento pelo homem.

Existem algumas formas de resolver esse problema, entre elas, a construção de represas, lagos, açudes, canais ou desvios dos cursos dos rios, beneficiando as áreas secas. Existe, ainda, a possibilidade de transformar água salgada em água doce pelo processo de dessalinização ou despoluir locais que a água já está em situações críticas.


Por isso, preservar a água e usá-la de forma inteligente deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável.

Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água, pois água é vida!

4 visualizações